segunda-feira, 15 de julho de 2013

Modelo paranaense é eleita a mais bela surda do mundo

Concurso Miss Deaf World foi realizado na República Tcheca, sábado (13).

Modelo mora em Umuarama e também atua como professora de libras.


Do G1 PR

Thaisy tem 25 anos e mora com a família em

Umuarama (Foto: Paulo Quinalia)


A modelo paranaense Thaisy Payo, de 25 anos, foi eleita a miss surda mais bela do mundo no  concurso Miss Deaf World, realizado em Praga, na República Tcheca, no sábado (13). Nascida em Umuarama, no noroeste do Paraná, a jovem já tinha conquistado o título de Miss Surda Brasilem um concurso realizado em Fortaleza, em fevereiro deste ano.
Em segundo e terceiro lugar na competição do concurso internacional ficaram respectivamente Erika Duricová, da Eslováquia, e Queval Marianne, da França.


Os primeiros trabalhos de Thaisy como modelo começaram cedo, aos 11 anos de idade, quando a jovem fez as primeiras fotos. Já os concursos como profissional começaram em 2010, quando a jovem levou os títulos de Rainha da ExpoUmuarama, evento que ocorre anualmente em Umuarama, e Rainha Surda Brasileira, também em 2010, em um concurso realizado pela Associação dos Surdos de Florianópolis.

Atualmente a modelo mora com a família em Umuarama e dá aulas de libras em uma instituição na cidade. De acordo com um amigo da família, ela deve retornar ao Brasil nesta terça-feira (16).

Jovem começou os trabalhos como modelo desde os 11 anos de idade (Foto: Paulo Quinália)

domingo, 7 de abril de 2013

Xuxa participa de caminhada de apoio à conscientização do autismo









A apresentadora esteve na manhã deste domingo, 7, reunida na praia do Leblon, na Zona Sul do Rio, com o Mundo Azul.
Xuxa esteve na manhã deste domingo, 7, na praia do Leblon, na Zona Sul do Rio. A apresentadora participou da caminhada com a entidade Mundo Azul, em apoio a conscientização do autismo. O objetivo do órgão criado por pais de autistas é incentivar o governo a criar projetos de lei que possam garantir os direitos dos autistas e de seus familiares. "Estamos aqui para lutar pelos direitos dos autistas. Eles são diagnosticados tarde e quando chegam às escolas faltam profissionais preparados. Precisamos de professores, psicólogos, profissionais capacitados. Precisamos respeitar suas necessidades especiais", discursou ela.

sábado, 23 de março de 2013

Apresentação da Monografia de Luziano Barreto,aluno surdo do curso de Pedagogia na UERN



Apresentação de Monografia de autoria de Luziano Barreto, discente surdo do Curso de Pedagogia da UERN.
O trabalho recebeu o título de “NARRATIVA AUTOBIOGRÁFICA: INGRESSO E TRAJETÓRIA ACADÊMICA DE UM ALUNO COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS NA UERN”.
O estudo seguiu a orientação da Profª Ana Lúcia Aguiar Lopes Leandro. A defesa pública é requisito para a conclusão do Curso de Pedagogia na UERN.
O DAIN/UERN viabilizou os apoios necessários para a formação do mencionado aluno, como apoios pedagógicos e interpretes de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS).