terça-feira, 1 de maio de 2012

Pessoas com Deficiências no Mercado de Trabalho



Grande parte da sociedade considera as pessoas com deficiência inaptas ao trabalho. O preconceito e a discriminação ainda estão fortemente presentes nos mais variados setores, talvez pela falta de conhecimento da sociedade de que esse cidadão tem direito à convivência não segregada e ao acesso aos recursos disponíveis aos demais cidadãos.
No entanto, a inclusão da pessoa com deficiência no mercado de trabalho é um direito, independentemente do tipo de deficiência que apresente. Direito este garantido por leis, especialmente após a promulgação da Convenção 159, da Organização Internacional do Trabalho, de 1983. 
Segundo seu texto, “pessoas com deficiência devem desfrutar, com eqüidade, das oportunidades de acesso, conquista e desenvolvimento do seu trabalho, o qual, sempre que possível, deve corresponder à sua própria escolha e trazer qualidade de vida sustentável” (OIT, 1983).
A Constituição Brasileira de 1988 (BRASIL, 2003)  reafirmou a maioria dos textos internacionais sobre a questão, proibindo, inclusive, a discriminação de salários e de critérios de admissão. A promulgação da “Lei
de Cotas” (Lei 8.213/91) (BRASIL, 1991a), que garante reserva de vagas em empresas com 100 ou mais funcionários, também estimulou o mercado de  inclusivo, já que algumas empresas iniciaram parcerias com instituições que auxiliam na formação e na colocação de trabalhadores com deficiência no mercado. Além disso, as empresas começam a se conscientizar de
que os ganhos são muitos, e são, sobretudo, qualitativos.
A Convenção 159 da OIT, de 1983 (OIT, 1983), define pessoa com deficiência como aquela “cuja possibilidade de conseguir, permanecer e progredir no emprego é substancialmente limitada em decorrência de uma reconhecida desvantagem física ou mental”. A partir dessa referência, a OIT estima que as pessoas com deficiência representam 8% da população economicamente ativa do planeta. No Brasil, segundo o Instituto Ethos, mais de 9 milhões de pessoas com deficiência estão em idade de trabalhar – somente 11,1% deste total têm atividade remunerada e 2,2% têm carteira assinada (GIL, 2002).
A vantagem apontada como principal para as empresas que optam por contratar pessoas com deficiência é a melhoria da imagem institucional perante os consumidores. Na pesquisa Responsabilidade social das empresas – Percepção do consumidor brasileiro (GIL, 2002), realizada pelo Instituto Ethos em 2001, 43% dos entrevistados revelaram que a contratação de pessoas com deficiência está em primeiro lugar em sua motivação a comprar produtos das empresas. 
Dentre as empresas que se tornam inclusivas, é consenso que o espírito de equipe cresce, assim como a produtividade – pois, em geral, o desempenho das pessoas com deficiência supera as expectativas.
Um outro acréscimo estaria na conquista do mercado formado por pessoas com deficiência, seus parentes e amigos, pela proximidade entre o empregado e seu círculo pessoal. A valorização da diversidade, também através do trabalho de sensibilização dos demais funcionários, geralmente acarreta a potencialização de talentos muitas vezes homogeneizados pela rotina. Ou seja, ganham todos, como em uma verdadeira iniciativa inclusiva.
Entretanto, antes, são necessárias diversas medidas – pois, como a escola, a empresa também vivencia a passagem da fase integracional à fase inclusiva, demandando muitas adaptações e considerações a respeito. Entre estas iniciativas estão o combate ao preconceito e à desinformação de empregadores, empregados, parceiros e clientes, o acesso dos funcionários a experiências de convivência mais ampla com a diversidade sem locais ou trabalhos “especiais” para as pessoas com deficiência, além da profissionalização e educação dessas pessoas.

http://www.senac.br/doc-tecnicos/doctec4.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário